O arquiteto e ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde morreu aos 80 anos na madrugada desta terça-feira (21) no Hospital Samaritano, na zona Sul da cidade. Conde tratava um câncer na próstata e estava internado há cerca de um ano.
Além de ex-prefeito da capital fluminense entre 1997 e 2000, o arquiteto, que era filiado ao PMDB, foi presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) por dois mandatos, secretário municipal de Urbanismo do Rio, secretário de Cultura do Estado e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) decretou luto oficial de três dias pela morte de Conde. Em nota, Paes lamentou a perda “de um grande realizador”. “Luiz Paulo Conde fez parte de um grupo seleto de cariocas que tiveram o prazer e o orgulho de gerir a nossa Cidade Maravilhosa. Hoje, o Rio está mais triste com sua perda”, disse.
Para Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), “perdemos hoje a convivência com uma liderança forte, daquelas verdadeiramente referenciais para a arquitetura brasileira. Como gestor público, pôs em prática o que defendia quando presidente do IAB-RJ, ao realizar dois dos mais importantes e bem sucedidos concursos de arquitetura e urbanismo do Brasil: o Rio-Cidade e o Favela-Bairro”.
Conde estudou na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil e foi o idealizador de projetos como o Rio-Cidade, o Favela-Bairro e a construção da Linha Amarela. Entre os projetos arquitetônicos importantes, estão o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e as 50 escolas e centros de treinamentos poliesportivos para o governo Carlos Lacerda, além das escolas da Fundação Bradesco.
O corpo do arquiteto será velado a partir das 18h00 no Palácio da Cidade, e o enterro ocorre às 12h00 de quarta-feira (22), no Cemitério São João Batista.
Fonte: Revista Pini